sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O curso de Agronomia da Unisul

É o terceiro curso de agronomia mais antigo do Estado de Santa Catarina. O seu funcionamento foi autorizado em 1991, sendo reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação em 1997, além de outros órgãos devido a sua qualidade e contribuição à sociedade. O curso também apresentou ótimo desempenho nas avaliações do MEC e já recebeu vários prêmios por projetos de ensino, pesquisa e extensão, os quais pode-se citar: Prêmio Melhores Universidades da Editora Abril, Prêmio Agroambiental Monsanto, Prêmio Empresa Cidadã da ADVB/SC.
Na UNISUL, o curso de Agronomia é ministrado por professores altamente capacitados, cuja equipe é formada, em sua maioria, por doutores e pesquisadores, que trabalham juntamente com os alunos para o desenvolvimento de novas tecnologias que beneficiam a sociedade.




Funcionamento do Curso

            O curso tem duração de cinco anos. E para atender maior demanda de alunos que trabalham durante o dia, a partir de 2012, será ofertado no período noturno com aulas de campo em horários alternativos. Possui laboratórios de fitossanidade, entomologia, bromatologia, botânica, biologia molecular, biotecnologia, cromatrografia, microscopia, solos, produção vegetal, desenho e engenharia. Também conta com uma fazenda didática e experimental no município de Braço do Norte, onde os alunos recebem aulas práticas sobre máquinas e equipamentos agrícolas, produção de grãos, plantas frutíferas, manejo de gado leiteiro, meteorologia, entre outras. Na fazenda são realizadas pesquisas para o melhoramento de técnicas de produção e o desenvolvimento de novas alternativas para a agricultura regional.

Engenheiro Agrônomo

É o profissional que reúne as condições técnico-científica e humanística para executar todas as tarefas inerentes à produção de alimentos para o homem e os animais, participando desde a definição das condições de plantio até a chegada do produto ao consumidor. Esse profissional pode atuar nos setores público e privado, em atividades de planejamento, produção, pesquisa, extensão e ensino, garantindo ao profissional amplas perspectivas de atuação no mercado de trabalho. A profissão do Engenheiro Agrônomo é regulamentada pela Lei 5.194 de 24/12/1966.

As atividades profissionais

Estão previstas na legislação e abrangem as áreas da: Produção de cereais, olerícolas, fruteiras, ornamentais, oleaginosas, estimulantes, forrageiras e plantas medicinais; Biotecnologia; Melhoramento genético vegetal e animal; Produção de sementes e mudas; Construções rurais; Irrigação e drenagem; Mecanização e implementos agrícolas; Levantamento topográfico; Fotointerpretação para fins agrícolas; Paisagismo, parques e jardins; Beneficiamento e armazenamento de produtos agrícolas; Silvicultura e sistemas agro-florestais; Meteorologia e climatologia; Tecnologia de aplicação de fungicidas, herbicidas e inseticidas; Controle integrado de doenças, pragas e plantas daninhas; Classificação e levantamento de solos; Química e fertilidade do solo, fertilizantes e corretivos; Manejo e conservação do solo e de bacias hidrográficas; Controle de poluição na agricultura; Tecnologia e controle da qualidade dos alimentos; Manejo e nutrição animal; Economia e crédito rural; Administração rural e agroindustrial; Aqüicultura; Sociologia e extensão rural.

Bolsas de estudo e pesquisa

            O curso de agronomia se destaca dentro da UNISUL por desenvolver vários projetos de pesquisas, e por esse motivo consegue oferecer aos alunos a oportunidade de participarem dos projetos como bolsistas, monitores e estagiários. O curso também oferece oportunidade de bolsas dentro dos seguintes programas:

- PIBIC: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (CNPq).
- PIBIT: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CNPq).
- PMUC: Prêmio Mérito Universitário Catarinense (FAPESC).
- PUIC: Programa UNISUL de Iniciação Científica (UNISUL).
- PUIP: Programa UNISUL de Incentivo à Pesquisa (UNISUL).
- Art. 170: Programa do Governo do Estado de Santa Catarina.
- Art. 171: Programa do Governo do Estado de Santa Catarina.
- Monitoria: Programa de monitorias da UNISUL.
- Estágio: Programa de estágios remunerados da UNISUL.
- Extensão: Programa de extensão da UNISUL.
- Empresas: Parcerias com empresas públicas e privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário