quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Pesquisa de intercambista do curso de Agronomia ganha destaque no portal de Notícias da Unisul


Intercambista de Agronomia apresenta pesquisa

O colombiano Jaime Sanchez apresenta conclusões de sua pesquisa sobre os poderes medicinais do maracujá
No início deste semestre, a Unisul, por intermédio do Curso de Agronomia, recebeu o acadêmico colombiano Jaime Enique Sanchez para um intercâmbio. O jovem veio concluir seus estudos em Tubarão, após estudar no Curso de Engenharia Agronômica da Universidad de los Llanos (Unillanos) na Colômbia.

Ao chegar na Agronomia da Unisul, o colombiano foi convidado pelo coordenador do curso, professor Celso Albuquerque, para desenvolver uma pesquisa a partir da fruta maracujá, tendo vista seu potencial medicinal, como anestésico, calmante, alterações nervosas. A conclusão de tal pesquisa, que potencializa novos projetos, bem como a conclusão de seu estágio, aconteceu na tarde da última segunda-feira (12/12).

Apesar da pesquisa de Jaime ter sido concluída, esta foi apenas a primeira fase de todo o processo. O início foi dado, mas o acadêmico irá continuar o estudo em outro segmento, o farmacêutico. "Agora nós estamos fazendo análises e fazendo composições para saber quais substâncias são interessantes para o desenvolvimento de medicamentos, como analgésicos", diz.

Acadêmicos da Universidad de los Llanos costumam finalizar seus estudos em outras universidades do mundo. Jaime foi o primeiro de sua instituição de ensino a vir para a Universidade do Sul de Santa Catarina. Segundo o colombiano, ele abriu os olhos de seus colegas. "Hoje eles me perguntam e se interessam pela Unisul. Acredito que a troca de experiência entre universidades é necessária para o compartilhamento de ciência e tecnologia, dessa forma conseguimos trazer um melhor desenvolvimento em pesquisas", fala.

"Os cientistas, pesquisadores e, principalmente, quem está na comunidade acadêmica, tem que perceber que as plantas tem funções que podem ser aproveitadas de maneira positiva. É necessário incentivo, tanto financeiro, quanto prático, para que alunos e professores se empenhem em descobrir novas substâncias que podem ajudar na saúde do ser humano. A Unisul está de parabéns pela iniciativa", finaliza Jaime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário