Alunos da quinta fase do curso de Agronomia aprenderam na prática como aplicar métodos de coletas de insetos. A aula ocorreu na segunda-feira, 26, no famoso Morro do Cettal da Unisul, local com grande variedade de insetos e materiais naturais para estudo. Abaixo o texto escrito pela professora responsável pela disciplina de Entomologia, Msc. Patrícia Menegaz Farias.
Ao estudar os insetos descobre-se que é o maior grupo de animais atualmente existente, o qual ocupa uma grande variedade de nichos ecológicos. Ao viverem em variados ambientes apresentam hábitos alimentares diversificados, o que os torna benéficos ou pragas. Quando estes insetos causam prejuízos ao homem, sob o aspecto do interesse agrícola ou médico é essencial que as espécies sejam conhecidas.
E através da coleta de insetos que se inicia o procedimento de catalogação das espécies. Além disso, as coletas permitem realizar coleções didáticas, museus entomológicos, estudos populacionais em determinada área geográfica, conhecimento das estruturas das espécies e ainda o monitoramento de pragas agrícolas para definir o método de controle. Desta maneira, o método de coleta utilizado torna-se de fundamental importância para preservar as características do material coletado e posteriormente fazer a identificação correta. A coleta de insetos é o primeiro passo a ser tomado na estruturação e preparação de uma coleção entomológica, seja ela temática ou não. A estratégia de captura de insetos varia de acordo com os objetivos do coletor, do comportamento e biologia dos insetos. Coletar, montar e preservar insetos é uma excelente maneira de aprender sobre eles.
Abaixo algumas fotos da aula prática
Nenhum comentário:
Postar um comentário