quarta-feira, 28 de março de 2012

Aula prática ensina alunos sobre métodos de coletas de inseto

Alunos da quinta fase do curso de Agronomia aprenderam na prática como aplicar métodos de coletas de insetos. A aula ocorreu na segunda-feira, 26, no famoso Morro do Cettal da Unisul, local com grande variedade de insetos e materiais naturais para estudo. Abaixo o texto escrito pela professora responsável pela disciplina de Entomologia, Msc. Patrícia Menegaz Farias.

Ao estudar os insetos descobre-se que é o maior grupo de animais atualmente existente, o qual ocupa uma grande variedade de nichos ecológicos. Ao viverem em variados ambientes apresentam hábitos alimentares diversificados, o que os torna benéficos ou pragas. Quando estes insetos causam prejuízos ao homem, sob o aspecto do interesse agrícola ou médico é essencial que as espécies sejam conhecidas.

E através da coleta de insetos que se inicia o procedimento de catalogação das espécies. Além disso, as coletas permitem realizar coleções didáticas, museus entomológicos, estudos populacionais em determinada área geográfica, conhecimento das estruturas das espécies e ainda o monitoramento de pragas agrícolas para definir o método de controle. Desta maneira, o método de coleta utilizado torna-se de fundamental importância para preservar as características do material coletado e posteriormente fazer a identificação correta. A coleta de insetos é o primeiro passo a ser tomado na estruturação e preparação de uma coleção entomológica, seja ela temática ou não. A estratégia de captura de insetos varia de acordo com os objetivos do coletor, do comportamento e biologia dos insetos. Coletar, montar e preservar insetos é uma excelente maneira de aprender sobre eles.

Abaixo algumas fotos da aula prática


Nenhum comentário:

Postar um comentário