quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Convite - II Encontro Catarinense de Fitossanidade


Entre os dias 9 e 11 de novembro, ocorrerá na capital catarinense, Florianópolis, o II Encontro Catarinense de Fitossanidade - ENCAFIT. No evento, serão discutidas questões como políticas públicas de defesa sanitária vegetalameaças fúngicas ao agronegócio, controle alternativo de pragas e doenças, tecnologia de aplicação de agrotóxicos, resíduos de agrotóxicos e ensino de fitossanidade.

Informações detalhadas ou adicionais sobre o evento, tais como organização, inscrições e programação,  podem ser obtidas no site www.encafit.ufsc.br.

Trabalhos de professor do curso são publicados em revista científica e em capítulo de livro


O professor da disciplina de Solos do curso de Agronomia da Unisul, Maurício Vicente Alves, foi reconhecido neste mês já que teve dois trabalhos publicados, um artigo em revista científica e um capítulo de livro. O artigo publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia da Universidade Federal de Lavras é intitulado INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO E CALAGEM EM EXPERIMENTO DE LONGA DURAÇÃO SOBRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES. O capítulo, intitulado FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO, foi publicado no livro Tópicos Especiais em Ciência do Solo, deste ano, que já está no volume 7. O professor dá uma breve explicação sobre um dos trabalhos, FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO, expondo um pouco dos resultados alcançados com a pesquisa realizada para a produção do trabalho.

"Pouco se conhece das funções e importância dos organismos do solo. No entanto, nos últimos anos, estudos foram realizados com o intuito de estabelecer melhor as funções dos organismos, evidenciando que a maior diversidade biológica estabelece um equilíbrio do solo por um período de tempo maior, sendo importante objeto de estudo em avaliação de qualidade do ambiente e da sustentabilidade dos sistemas de produção. A diversidade biológica do solo exerce significativa interação com a manutenção da sua capacidade produtiva, sendo de grande importância para a decomposição e mineralização de resíduos orgânicos, favorecendo a disponibilidade de nutrientes às plantas e até mesmo a outros indivíduos. A fauna do solo mostra-se sensível a modificações ocorridas no ambiente, tanto as biológicas, físicas e químicas, como resultantes das práticas de manejo do solo e de cultivo empregadas. Dependendo do tipo e intensidade do impacto promovido ao ambiente, tais práticas podem ter efeitos sobre determinadas populações, ou seja, podem aumentar, diminuir ou não influir na diversidade de organismos edáficos".

Acesse este link para ler na íntegra o artigo do professor, publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia da Universidade Federal de Lavras. E clique aqui para acompanhar com exclusividade na internet o capítulo do livro FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Unisul presente no XIII Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Entre os dias 24 e 28 de outubro, ocorrerá em São Luiz do Maranhão o XIII Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas, e a Unisul será representada pelo professor Sílvio Tiago Cabral. Juntamente com o professor, estarão presentes o representante da ACIT (Associação Empresarial de Tubarão), Guilherme Herdt e o da Amurel Patrício Higino de Mendonça Fileti.

Professor Sílvio Cabral
"Os Comitês das Bacias Hidrográficas - CBH - constituem-se no parlamento das águas de uma região, sendo composto por representantes do poder público, da sociedade civil e de usuários de água, que juntos interagem para gerenciar a qualidade e a disponibilidade das águas em determinada região", explica o professor.

Para contribuir com a melhoria da Bacia Hidrográfica do Rio Tubarão e Complexo Lagunar, a UNISUL mostra-se fortemente presente, tendo como representantes o vice Reitor, professor Salésio Herdt, e o Grupo de Apoio Permanente – GAPP, coordenado pelo professor Sílvio Tiago Cabral.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Coluna sobre o curso no jornal Notisul

O ex-professor de Agronomia da Unisul, Marcio Fonseca de Carvalho, escreveu um artigo sobre o curso em sua coluna do jornal Notisul de Tubarão. O link você pode acompanhar clicando aqui ou na imagem.


terça-feira, 11 de outubro de 2011

Visita a alunos abre visão sobre mercado de trabalho

São poucos os alunos do terceirão que já têm definido que curso universitário desejam cursar e que rumo profissional seguir. A confusão é grande diante de tantas opções. E nada mais eficiente para que o jovem saia da escola com o mínimo de dúvidas possível do que estar a par do que cada profissão oferece.

E com o objetivo de apresentar três excelentes opções de carreira aos futuros universitários, os coordenadores de Agronomia e de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Celso Albuquerque e Ildo Silva respectivamente, estão visitando alunos do terceirão semanalmente para explicar a importância dos cursos ofertados pela Unisul e quais suas funções no mercado de trabalho.

Segundo o professor Celso, os alunos não têm muita noção do que o mercado de Agronomia oferece ao profissional. "Geralmente eles associam a palavra agronomia com planta, mas acabam limitando a isso. Então, nessas visitas tenho falado da importância da agricultura, da necessidade de alimentos para a próxima década, das áreas de atuação da agronomia, da qualidade do curso, dos prêmios recebidos, da área da pesquisa que a profissão oferece, dentre muitas outras vantagens que é ser engenheiro agrônomo. Muitas pessoas não param para pensar, mas sem o agricultura, ninguém sobreviveria, pois de onde mais viriam os alimentos?", explica.

Quem tiver interesse em conhecer mais sobre o curso de Agronomia, pode entrar em contato com o professor Celso pelo telefone (48) 3621-3142 ou pelo e-mail celso.albuquerque@unisul.br.


sexta-feira, 7 de outubro de 2011

8º Workshop Internacional de Doenças da Videira

Estudantes e outros profissionais da área de Agronomia preparem-se para o 8º Workshop Internacional de Doenças da Videira (8th INTERNATIONAL WORKSHOP ON GRAPEVINE TRUNK DISEASES), que ocorrerá entre os dias 18 e 21 de junho de 2012, em Valência, na Espanha. Outras informações podem ser adquiridas com o professor Josep Armengol pelo e-mail jarmengo@eaf.upv.es

Anexos estão os documentos vinculados ao Seminário.

Programa Mais Unisul - Últimos Dias de Inscrição

Posse dos Coordenadores dos cursos da Unisul

II Congresso Brasileiro de Resíduos Orgânicos

Mais informações clique aqui ou na imagem abaixo

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curso de Agronomia presente no 1º Seminário de Educação do Campo



Representantes do curso de Agronomia e de vários setores da área rural compareceram ontem (3), no 1º Seminário de Educação do Campo, com o objetivo de conhecer uma nova proposta de educação que beneficiará os moradores rurais da região de Tubarão. O evento ocorreu no Cetuba, Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão, para o qual foram convidadas aproximadamente 75 pessoas, entre elas representantes da Epagri, Cidasc, Afubra, Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, Câmara de Vereadores, bem como pais de alunos que estudam em escolas rurais, já que fazem parte da tomada de decisão de projetos que envolvem a educação no meio rural.


O curso de Agronomia está participando dessas discussões desde o início do movimento em Tubarão, e colaborando para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das comunidades rurais. Em 2012, o curso colaborará com palestras, oficinas e cursos para alunos e pais, e proporcionará oportunidades de estágios para os alunos do curso.


O prof. Celso Lopes de Albuquerque Junior, coordenador do curso, palestrou sobre a legislação dessas escolas do campo. "Os sistemas de ensino deverão promover as adaptações necessárias às peculiaridades da vida rural e da nossa região, onde teremos que desenvolver conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos na zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas e adequação à natureza do trabalho na zona rural", explicou. Destacou que não existe uma receita pronta de como implantar esse programa, mas que a para que seja bem sucedido, tudo depende do esforço dos organizadores.


A meta é “organizar a educação básica no campo, de modo a preservar as escolas rurais no meio rural, imbuída dos valores rurais”.

Uma matéria foi publicada no Portal de Notícias da Prefeitura de Tubarão. Clique aqui para ler a matéria.