terça-feira, 4 de outubro de 2011

Curso de Agronomia presente no 1º Seminário de Educação do Campo



Representantes do curso de Agronomia e de vários setores da área rural compareceram ontem (3), no 1º Seminário de Educação do Campo, com o objetivo de conhecer uma nova proposta de educação que beneficiará os moradores rurais da região de Tubarão. O evento ocorreu no Cetuba, Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão, para o qual foram convidadas aproximadamente 75 pessoas, entre elas representantes da Epagri, Cidasc, Afubra, Secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, Câmara de Vereadores, bem como pais de alunos que estudam em escolas rurais, já que fazem parte da tomada de decisão de projetos que envolvem a educação no meio rural.


O curso de Agronomia está participando dessas discussões desde o início do movimento em Tubarão, e colaborando para o desenvolvimento dos projetos pedagógicos das comunidades rurais. Em 2012, o curso colaborará com palestras, oficinas e cursos para alunos e pais, e proporcionará oportunidades de estágios para os alunos do curso.


O prof. Celso Lopes de Albuquerque Junior, coordenador do curso, palestrou sobre a legislação dessas escolas do campo. "Os sistemas de ensino deverão promover as adaptações necessárias às peculiaridades da vida rural e da nossa região, onde teremos que desenvolver conteúdos curriculares e metodologias apropriadas às reais necessidades e interesses dos alunos na zona rural; organização escolar própria, incluindo adequação do calendário escolar às fases do ciclo agrícola e às condições climáticas e adequação à natureza do trabalho na zona rural", explicou. Destacou que não existe uma receita pronta de como implantar esse programa, mas que a para que seja bem sucedido, tudo depende do esforço dos organizadores.


A meta é “organizar a educação básica no campo, de modo a preservar as escolas rurais no meio rural, imbuída dos valores rurais”.

Uma matéria foi publicada no Portal de Notícias da Prefeitura de Tubarão. Clique aqui para ler a matéria.










Nenhum comentário:

Postar um comentário