quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Trabalhos de professor do curso são publicados em revista científica e em capítulo de livro


O professor da disciplina de Solos do curso de Agronomia da Unisul, Maurício Vicente Alves, foi reconhecido neste mês já que teve dois trabalhos publicados, um artigo em revista científica e um capítulo de livro. O artigo publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia da Universidade Federal de Lavras é intitulado INFLUÊNCIA DE DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO E CALAGEM EM EXPERIMENTO DE LONGA DURAÇÃO SOBRE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES. O capítulo, intitulado FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO, foi publicado no livro Tópicos Especiais em Ciência do Solo, deste ano, que já está no volume 7. O professor dá uma breve explicação sobre um dos trabalhos, FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO, expondo um pouco dos resultados alcançados com a pesquisa realizada para a produção do trabalho.

"Pouco se conhece das funções e importância dos organismos do solo. No entanto, nos últimos anos, estudos foram realizados com o intuito de estabelecer melhor as funções dos organismos, evidenciando que a maior diversidade biológica estabelece um equilíbrio do solo por um período de tempo maior, sendo importante objeto de estudo em avaliação de qualidade do ambiente e da sustentabilidade dos sistemas de produção. A diversidade biológica do solo exerce significativa interação com a manutenção da sua capacidade produtiva, sendo de grande importância para a decomposição e mineralização de resíduos orgânicos, favorecendo a disponibilidade de nutrientes às plantas e até mesmo a outros indivíduos. A fauna do solo mostra-se sensível a modificações ocorridas no ambiente, tanto as biológicas, físicas e químicas, como resultantes das práticas de manejo do solo e de cultivo empregadas. Dependendo do tipo e intensidade do impacto promovido ao ambiente, tais práticas podem ter efeitos sobre determinadas populações, ou seja, podem aumentar, diminuir ou não influir na diversidade de organismos edáficos".

Acesse este link para ler na íntegra o artigo do professor, publicado na Revista Ciência e Agrotecnologia da Universidade Federal de Lavras. E clique aqui para acompanhar com exclusividade na internet o capítulo do livro FAUNA EDÁFICA E QUALIDADE DO SOLO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário